quarta-feira, 1 de março de 2017

PIAGET: O CONSTRUTIVISMO

Piaget procurou descobrir como é que o conhecimento se organiza e estrutura.
As suas pesquisas levam-no a descobrir que o conhecimento é um processo interativo que envolve sujeito e meio, e que ocorre em etapas sequenciais, a que Piaget dá nome de estádios de desenvolvimento cognitivo. A passagem de estádio para o outro constitui um passo para se atingir a inteligência abstrata. Esses estádios são: estádio sensório-motor, estádio pré-operatório, e o estádio das operações formais.
Piaget concebe o sujeito como tendo um papel ativo na construção do conhecimento - construtivismo (cognitivismo) - opondo-se à conceção behaviorista  em que o sujeito é um recetor passivo das influências do meio. Introduz a ideia de que o desenvolvimento resulta da interação entre as estruturas inatas do sujeito e o meio- interacionismo- contrariando o facto de que o desenvolvimento cognitivo de um ser é unicamente determinado por uma destas duas dimensões, como defendia o inatismo e o empirismo (esta última defendida pela behaviorismo). Piaget introduz, assim, o conceito de sujeito ativo.
Piaget defende uma perspetiva psicogénica do conhecimento, atribuído ao indivíduo um papel ativo na construção do conhecimento, e na polémica que opõe o inatismo ao empirismo, ele propõe uma dialética interativa:
A interação com objetos irá permitir ao sujeito construir estruturas- estruturalismo- cada vez mais complexas, através das quais se adapta progressivamente ao meio- funcionalismo- ou seja, as estruturas servem para o sujeito se adaptar ao meio.
Piaget considera o desenvolvimento cognitivo como um processo psicobiológico, uma vez que a sua finalidade é a adaptação (assimilação- da experiência à mente- e acomodação - da mente à nova experiência- ao meio) ao meio(equilibração- estados de equilíbrio de adaptação cada vez mais estáveis)
A psicologia genética de Piaget põe em evidência os aspetos qualitativos do pensamento: até então considerava-se que as diferenças de inteligência entre indivíduos eram apenas quantitativas (por exemplo, pensava-se que o adulto era mais inteligente que a criança), mas Piaget vem salientar a importância das diferenças qualitativas(um adulto pensa de um modo diferente da criança)


Clarisse Ribeiro nº7 

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