domingo, 2 de abril de 2017

PIAGET – TEORIA COGNITIVA

Piaget diz que o conhecimento depende da interação entre as estruturas inatas do sujeito e os dados provenientes do meio.
Os cinco conceitos-chave da teoria cognitiva de Piaget são: esquema, adaptação, assimilação, acomodação e equilibração.

Esquema – acções fundamentais do conhecimento que podem ser físicas (visão, sucção) ou mentais (comparação e classificação). As experiências novas são assimiladas num esquema e este é criado ou modificado por acomodação.
Adaptação – modificação dos comportamentos que permitem o equilíbrio das relações entre o organismo e o meio. Este processo decorre da assimilação (integração de novos conhecimentos nas estruturas anteriores) e da acomodação (as estruturas mentais modificam-se em função das situações novas).
 Equilibração – provoca uma auto estruturação do sujeito.

Este processo desenvolve-se por etapas, a que Piaget dá o nome de estádios de desenvolvimento.

Estádio sensório-motor (até aos 2 anos) – a criança apresenta uma inteligência prática, em que não há linguagem nem a capacidade de representar mentalmente os objectos. É nesta fase que aparece a noção da permanência do objecto: a criança procura um objecto escondido porque tem a noção de que o objecto continua a existir mesmo quando não o vê.

Estádio pré-operatório (2 anos / 6-7 anos) – é neste estádio que emerge a função simbólica, isto é, a capacidade de representar mentalmente objectos ou acontecimentos que não ocorrem no presente, através de objectos, palavras e gestos. Os objectos passam a representar o que a criança deseja: um garfo pode ser o telefone, etc. Nesta fase, a criança já pensa mas ainda não é capaz de fazer operações mentais. É um pensamento intuitivo baseado na percepção dos dados sensoriais, imaginários e intuitivos. A criança responde com base naquilo que vê (exemplo: dois copos com a mesma quantidade de líquido mas um de base mais larga e outro mais alto).
Outra característica deste estado é o egocentrismo: a criança é incapaz de perceber que existe outra realidade para além da sua.

Estádio das operações concretas (6-7 anos / 11-12 anos) – o pensamento é mais lógico, desenvolvendo conceitos e sendo capaz de realizar operações mentais. No entanto, só é capaz de resolver os problemas se estiver na presença dos objectos e situações.
A criança desenvolve a noção de conservação da matéria (já é capaz de perceber que apesar da forma dos copos ser diferente, a quantidade de líquido é a mesma) sólida e líquida e, mais tarde, do peso e do volume. Desenvolve também os conceitos de tempo, espaço, número e lógica.

Estádio das operações formais (11-12 anos / 16 anos) – aparecimento do pensamento abstracto, lógico e formal.

1.      A distinção entre o real e o possível – o adolescente é capaz de raciocinar com sentido acerca de situações que nunca experimentou.
2.      Raciocínio hipotético-dedutivo - coloca mentalmente as hipóteses e deduz as consequências.
3.      Egocentrismo intelectual – o jovem considera que através do seu pensamento pode resolver todos os problemas e que as suas ideias e convicções são as melhores.


Metodologia de Investigação: Piaget centrou-se sobretudo na aplicação do método clínico (entrevistava crianças sobre o que pensavam, assumindo uma atitude de abertura: as respostas das crianças guiam o próprio diálogo) e na observação naturalista (observação naturalista dos seus filhos, dos filhos dos seus amigos, de crianças em várias situações do dia a dia, etc.)



Trabalho realizado :
Bruna Daniela nº5 

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