Piaget diz que o conhecimento depende da interação entre as estruturas
inatas do sujeito e os dados provenientes do meio.
Os cinco
conceitos-chave da teoria cognitiva de Piaget são: esquema, adaptação, assimilação, acomodação e equilibração.
Esquema – acções fundamentais do
conhecimento que podem ser físicas (visão, sucção) ou mentais (comparação e
classificação). As experiências novas são assimiladas num esquema e este é
criado ou modificado por acomodação.
Adaptação – modificação dos comportamentos que permitem o equilíbrio
das relações entre o organismo e o meio. Este processo decorre da assimilação (integração de novos
conhecimentos nas estruturas anteriores) e da acomodação (as estruturas mentais modificam-se em função das
situações novas).
Equilibração – provoca uma auto estruturação do
sujeito.
Este processo
desenvolve-se por etapas, a que Piaget dá o nome de estádios de
desenvolvimento.
Estádio sensório-motor (até aos 2 anos) – a
criança apresenta uma inteligência prática, em que não há linguagem nem a
capacidade de representar mentalmente os objectos. É nesta fase que aparece a
noção da permanência
do objecto: a criança procura um objecto escondido porque tem a
noção de que o objecto continua a existir mesmo quando não o vê.
Estádio pré-operatório (2 anos / 6-7 anos) – é
neste estádio que emerge a função simbólica, isto é, a capacidade de
representar mentalmente objectos ou acontecimentos que não ocorrem no presente,
através de objectos, palavras e gestos. Os objectos passam a representar o que
a criança deseja: um garfo pode ser o telefone, etc. Nesta fase, a criança já
pensa mas ainda não é capaz de fazer operações mentais. É um pensamento
intuitivo baseado na percepção dos
dados sensoriais, imaginários e intuitivos. A criança responde com base naquilo
que vê (exemplo: dois copos com a mesma quantidade de líquido mas um de base
mais larga e outro mais alto).
Outra
característica deste estado é o egocentrismo: a criança é incapaz de perceber que
existe outra realidade para além da sua.
Estádio das operações concretas (6-7 anos /
11-12 anos) – o pensamento é mais lógico, desenvolvendo
conceitos e sendo capaz de realizar operações mentais. No entanto, só é capaz de
resolver os problemas se estiver na presença dos objectos e situações.
A
criança desenvolve a noção de conservação da matéria (já
é capaz de perceber que apesar da forma dos copos ser diferente, a quantidade
de líquido é a mesma) sólida e líquida e, mais tarde, do peso e do volume.
Desenvolve também os conceitos de tempo, espaço, número e lógica.
Estádio das operações formais (11-12 anos / 16 anos) – aparecimento do pensamento
abstracto, lógico e formal.
1.
A distinção entre o real e o possível – o adolescente é capaz de
raciocinar com sentido acerca de situações que nunca experimentou.
2. Raciocínio hipotético-dedutivo - coloca mentalmente as hipóteses e deduz as consequências.
3.
Egocentrismo intelectual – o jovem considera que através do
seu pensamento pode resolver todos os problemas e que as suas ideias e
convicções são as melhores.
Metodologia de
Investigação: Piaget
centrou-se sobretudo na aplicação do método
clínico (entrevistava crianças sobre o que pensavam, assumindo uma atitude
de abertura: as respostas das crianças guiam o próprio diálogo) e na observação naturalista (observação
naturalista dos seus filhos, dos filhos dos seus amigos, de crianças em várias
situações do dia a dia, etc.)
Trabalho realizado :
Bruna Daniela nº5
Bruna Daniela nº5
Sem comentários:
Enviar um comentário