O mundo infantil, é muito mais do que meras idéias de cores, brincadeiras, ingenuidade e impetuosidade típica das crianças, é um universo extremamente importante, é a essência de uma realidade evolutiva humana, em que a construção gradativa do caráter desde a infância é peça fundamental para um indivíduo bem ajustado e por conseqüência de uma sociedade equilibrada.
No processo natural da evolução, além do cultivo de sociedades e códigos de sobrevivência das mesmas que para tal adotem arranjos metódicos como encarregados, famílias, comunidades são uma parte fundamental da perpetuação das espécies e a manutenção destas é garantia de que descendentes nasçam e se desenvolvam a ponto de se tornarem adultos vigorosos aptos a repetirem o enredo por gerações afins.
Entende-se, portanto,do ponto de vista humano a infância como parte essencial da evolução e desenvolvimento vigente, caracterizado como o contexto da formação e ajustamento inicial e indispensável de um indivíduo ou sociedade .
As fases do desenvolvimento infantil podem ser divididas e resumidas assim:
- Pré-natal: a criança ainda está no útero, e as principais funções e órgãos estão sendo formados.
- Até os 4 a 5 meses: quando a criança está a aprender sobre o seu corpo e o meio externo.
- Até os 2 anos: já começa a aprender a falar, e desenvolve sua capacidade de comunicação verbal.
- Até os 4 anos: a criança começa a perceber a diferença entre o sexo feminino e masculino.
- Aos 8 anos: quando a criança inicia um processo de internalização da moral. Ela já sabe o que é certo e errado, independente do que os pais ensinam, ou seja, ela começa a perceber isso por si mesma e tomar decisões a partir dessas descobertas.
- 12 anos: início da adolescência, que dura até os 19 anos. Em alguns casos pode durar até os 21 anos, e em outros, como nas pessoas afetadas pela síndrome de Peter Pan, pode durar a vida toda. Depois disso, em geral, entramos na fase adulta.
Para solidificar o processo de formação da criança, são primeiro os encarregados de pais responsáveis por fornecerem o amparo não só de sustento e sobrevivência, como principalmente a incitação do desenvolvimento de capacidades físicas, cognitivas e morais através da educação . Aos educadores são incumbidos à tarefa de fornecer o conhecimento intelectual e cultural, como também a familiarização com regras para o bom convívio e integração social. Neste ponto se nota claramente a extrema importância de pais e educadores na vida da criança, para construir uma infância saudável física e psicologicamente.
ANA CLÁUDIA Nº2 12 A.
Sem comentários:
Enviar um comentário