quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL

Na análise que desenvolve com os seus doentes, Freud conclui que muitos dos sintomas por eles apresentados eram manifestações de conflitos psíquicos relacionados coma sexualidade, sujeita a repressão. Muitos desses conflitos remetiam para experiências traumáticas vividas na infância e recalcadas no inconsciente. O reconhecimento da importância da sexualidade na vida psíquica humana e a afirmação da existência de uma sexualidade infantil vão provocar um enorme escândalo. Freud esclarece que a sexualidade não pode ser associada à genitalidade, antes corresponde ao prazer que tem origem no corpo e suprime a tensão (libido).

Para o fundador da psicanálise, o desenvolvimento da personalidade processa-se numa sequência de estádios psicossexuais que decorrem desde o nascimento até à adolescência.
A cada estádio psicossexual corresponde uma determinada zona erógena. Aos diferentes estádios do desenvolvimentos correspondem conflitos psicossexuais específicos.  

  • Estádio Oral
Este estádio decorre do nascimento até cerca dos 12/18 meses. A zona erógena é a boca: o bebé obtém prazer ao mamar, ao levar objetos à boca, bem como através de estimulações corporais. A sexualidade é autoerógena. O desmame corresponde a um dos primeiros conflitos vividos.
Enquanto o id, que é a herança biológica do ser humano, é orientado pelo principio do prazer, o ego rege-se pelo principio da realidade, que corresponde às normas e às exigências da vida em sociedade. É neste estádio que o ego se forma.

  • Estádio anal
Este estádio decorre dos 12/18 meses aos 2/3 anos, e a zona erógena é a região anal.  A criança obtém prazer pela estimulação do ânus ao reter e expulsar as fezes. O controlo da defecação gera, simultaneamente, sentimentos de prazer e de dor. É nesta fase que se faz a educação para a higiene, relativamente à qual a criança ou cede ou se opõe ao cumprimento das regras. A ambivalência está, assim, presente nas interações que estabelece com a mãe ou outros educadores.



  • Estádio fálico

Este estádio decorre dos 3 aos 5/6 anos. A zona erógena é a região genital: os órgãos sexuais são estimulados pela criança, que assim obtém prazer. A curiosidade sobre sobre as diferenças sexuais é grande.

É neste estádio que surge o complexo de Édipo, que consiste na atração da criança pelo progenitor de sexo oposto e agressividade para com o progenitor do mesmo sexo. É com este, que surge como modelo, que ela se vai identificar. A identificação leva a criança a adotar os seus comportamentos, valores e atitudes. É a sua interiorização que conduz à formação do superego. É através do processo de identificação que se supera o complexo de Édipo.


  • Estádio de latência
Este estádio decorre dos 5/6 anos até a puberdade. Este período de tempo é caracterizado por uma aparente atenuação de atividade sexual. Seria neste estádio que ocorreria a amnésia infantil: a criança reprime no inconsciente as experiências que perturbaram no estádio fálico. A criança investe a sua energia nas atividades escolares, ganhando especial importância as relações que estabelece entre os colegas e os professores.

  • Estádio genital
A partir da puberdade, a zona erógena é a região genital. É o último estádio de desenvolvimento da personalidade, em que há uma ativação da sexualidade que esteve latente no período anterior. Apesar de os investimentos afetivos se desenrolarem fora da família, há uma reativação do complexo de Édipo. O processo de autonomia relativamente aos pais passa por os encarar de forma mais realista (luto das imagens idealizadas dos pais que caracterizam os estádios anteriores). O prazer sexual envolve todo o corpo, integrando todas as zonas erógenas.


Ana Claúdia, nº 2
Bruna Vale, nº6
Clarisse Ribeiro, nº7
Diana Ferreira, nº8

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