quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

O desenvolvimento psicossexual segundo Sigmund Freud

Sigmund Freud foi um médico neurologista criador da psicanálise. Dentro do estudo Freud aprofundou o desenvolvimento psicossexual. O desenvolvimento psicossexual são cinco fases, ou estádios, que descrevem o desenvolvimento da personalidade ao longo da infância. Dentro destas cinco fases existem: o estádio oral, o estádio anal, a fase fálica, o período de latência e o estádio genital.



O primeiro estádio é o estádio oral. Este ocorre entre o nascimento e os primeiros 12/18 meses. Nesta primeira fase há o primeiro contacto com o que o ser humano procura na vida, o prazer. Neste caso o prazer é obtido pela criança através da boca, por via oral. O bebé obtém prazer em atividades como mamar, chupar, sugar, etc, que são comportamentos que permitem aliviar o stress. Neste estádio é quando ocorre a primeira grande frustração ou proibição para o ser humano que é o desmame. Se o desmame ocorrer muito cedo ou então demasiado tarde problemas como a dependência (com o alcool ou tabaco)  ou agressividade poderão ser consequência deste ato.

O segundo estádio é o estádio anal. Este estádio ocorre entre os 12/18 meses e os 3 anos. Nesta fase o foco principal é o control da bexiga e das evacuações. É a faase onde as crianças aprendem a como utilizar a casa de banho sozinhas e assim aprenderem a controlar as suas necessidades. Isto vai despertar um sentimento de realização e independência no ser humano. Esta fase tem em muita a motivação dos pais da criança. Os progenitores utilizam recompensas e elogios como forma de incentivo para as crianças. Nem todos os pais utilizam a motivação como método de ajuda para com as crianças, alguns pais utilizam a punição e a ridicularização como castigo para as crianças. Tal como no primeiro estádio Freud acredita que se o método utilizado pelos pais não for o adequado, neste caso demasiado branda, a personalidade do indivíduo pode tornar-se confusa desenvolvendo assim uma personalidade anal-expulsiva. No caso de ser uma aprendizagem que tenha sido iniciada demasiado cedo o indivíduo vai desenvolver uma personalidade anal-retentiva onde este se torna rígido e obsessivo.

A terceira fase é o estádio fálico que decorre dos 3 aos 6 anos. É nesta fase em que os indivíduos começam a perceber as diferenças entre o homem e a mulher. Neste estádio surge o complexo de Édipo, que consiste na atração da criança pelo progenitor do sexo oposto demonstrando assim um comportamento agressivo para com o progenitor do mesmo sexo. Freud acredita que no caso das meninas, nesta fase, há uma certa "inveja do pénis" e que esta não foi totalmente resolvida e que todas as mulheres continuam a ter um pouco do terceiro estádio.

O quarto estádio decorre entre os 5/6 anos até à puberdade. Neste estágio existe uma atenuação da atividade sexual pois é quando o indivíduo entra na escola e começa a preocupar-se mais com a interação com os colegas e os seus hobbies. Apesar de estar atenuada, a atividade sexual continua presente mas direcionada para outras áreas mais intelectuais. Esta fase é especialmente importante para o desenvolvimento da comunicação e da auto confiança.

A quinta e última fase, o estádio genital, ocorre a partir da puberdade até ao final da vida.
Nas fases anteriores o importante era o desenvolvimento individual do indivíduo, nesta última fase cresce a preocupação com os indivíduos que o rodeiam por isso se todas as fases anteriores foram bem sucedidas o indíviduo deverá ser alguém equilibrado e com uma personalidade bem desenvolvida. O objetivo desta etapa é estabelecer um equilíbrio entre as diversas áreas da vida.


Ângela Silva
Ângelo Ribeiro

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